O livro Imersão, Memória e Imaginário nos Videogames busca entender como o imaginário é construído na experiência de se jogar videogame: Como acontece a imersão num jogo? Como compreendemos aquele novo mundo que está à nossa frente? Como nossas experiências pessoais afetam o que entendemos nos jogos?
São estudados três jogos: Okami, BioShock e Mass Effect 2. São analisadas as experiências dos jogadores durante as partidas e como esses jogos passam a fazer parte do imaginário e da memória das pessoas mesmo vários anos após pararem de jogá-los.
Esse é um livro muito interessante tanto para quem encara os videogames como objeto de estudo quanto para as pessoas que gostam apenas de se divertir com os novos mundos e histórias que os games proporcionam. Você certamente vai mudar a forma como encara o videogame depois dessa leitura.
O projeto
Em 2013, Flávia Gasi lançou o livro Videogames e Mitologia, baseado em sua dissertação de mestrado. Agora, ela quer sua ajuda para lançar seu novo livro teórico, dessa vez baseado em seu doutorado: Imersão, Memória e Imaginário nos Videogames.
Flávia é jornalista especializada em reportagens sobre videogames e demais assuntos relacionados a cultura pop, tendo trabalhado em veículos como IGN Brasil e UOL. Também é cofundadora do blog Garotas Geeks e cocriadora do selo literário Bast! Editorial, focado em publicar mulheres e minorias.
Flávia fez mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Em 2019, escreveu a história em quadrinhos Crônicas de Minas Gamedevs, ilustrada por Kaol Porfírio e publicada pelo selo editorial Bast!, ligado à editora Jambô.
Em 2022, Flávia ganhou o Prêmio Angelo Agostini de melhor lançamento independente pela HQ Não Ligue, Isso É Coisa de Mulher!, produzida em parceria com diversas quadrinistas brasileiras.